A escolha certa na hora de comprar um ar-condicionado.

Antes de optar por um tipo de ar-condicionado, é preciso levar em conta fatores como: instalação, higienização e consumo de energia

Na dúvida sobre quais critérios levar em conta na hora de comprar um aparelho de ar-condicionado? Um bom ponto de partida para não errar em sua escolha é observar aspectos como o consumo de energia do equipamento e considerar com atenção quais são as funções que você considera mais úteis nesse tipo de produto. 

Estas são algumas dicas dos especialistas da Fujitsu General (empresa fundada em 1936, no Japão, e cujos sistemas de climatização de ambientes ganharam reconhecimento mundial). A companhia também possui uma filosofia eco-friendly e utiliza recursos que lhe permitem fidelizar seu público, constituído por distribuidores, instaladores e consumidores finais.

INFRAESTRUTURA

Antes de se decidir por um modelo específico de ar-condicionado, você deve considerar o espaço em que o produto será instalado, assim como a infraestrutura da casa. “Vale a pena fazer uma pesquisa mais profunda para evitar erros básicos durante o processo de decisão de compra do equipamento”, afirma Takao Matsumura, gerente de engenharia da Fujitsu General do Brasil.

Outro fator que merece muita atenção é o gasto de energia do modelo. Se fizer a escolha errada, você terá que arcar com um substancial aumento na conta de luz, uma vez que capacidade do aparelho pode não corresponder ao ambiente de instalação. Takao lembra que a tecnologia Inverter (presente nos equipamentos da Fujitsu) permite climatizar o ambiente com menor consumo de energia. Ainda segundo o especialista, esse tipo de equipamento, além de econômico, pode reduzir até 40% do consumo energia em comparação a modelos convencionais.

LIMPEZA

Quando tiver optado por um modelo, uma das maneiras mais fáceis de fazer com que equipamento funcione efetivamente é verificar se a limpeza está em dia. Além disso, Takao recomenda que que seja feita uma manutenção periódica com um profissional especialista. Os filtros de ar também devem ser mantidos higienizados, o que é vital para que o aparelho funcione de forma mais eficiente.

“Lembre-se de não utilizar qualquer substância química quando for higienizar os equipamentos, pois ela pode prejudicar o funcionamento”, acrescenta o gerente de engenharia da Fujitsu General do Brasil. “Outro fator importante é a higienização periódica dos filtros do ar-condicionado para que impurezas sejam expelidas no ambiente.”

Lembrando que os modelos do tipo split não são produtos do tipo “plugue e use”. Será necessário um cuidado especial na hora de instalar a máquina. Sempre que possível, consulte um instalador credenciado da fabricante, que fará todo o processo de instalação da forma correta, para que o funcionamento e a vida útil do aparelho não sejam comprometidos.

Por fim, baseie sua escolha em sua própria realidade. O mercado oferece tanto equipamentos que só resfriam como outros que também aquecem os ambientes. Se você mora em um lugar onde o inverno é mais rigoroso, vale a pena investir em um modelo que ofereça as duas funções.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 203 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!