Cozinhas com layouts mais caprichados

Artifícios como iluminação, cores e plantas podem valorizar esse cantinho especial da casa

Que tal repaginar um dos cantinhos especiais da casa, dando ao ambiente uma relevância que vai muito além de suas funções utilitárias? Pois esta é uma forte tendência em arquitetura e decoração que conquista mais adeptos a cada dia.

Desde que ganharam mais destaque nas casas e apartamentos, as cozinhas aderiram ao chamado “conceito aberto”, que integra esse cômodo às áreas de convivência da casa – por exemplo, a sala ou a copa.

INTERAÇÃO SOCIAL

Como salienta Rafaela Costa, arquiteta e gestora de projetos da Criare Campinas, quem prepara as refeições também deseja participar da interação social da casa, ao invés de ficar isolado em um ambiente.

“Aquela sensação claustrofóbica de um imóvel pequeno também desaparece quando adotamos o conceito aberto”, prossegue a especialista. “Essa forma de projetar os ambientes promove uma maior interação social e ainda dá sensação de amplitude. Depois do isolamento causado pela pandemia, as pessoas querem espaços mais confortáveis dentro de casa para receber amigos e parentes”.

Esse desejo se reflete nos novos imóveis que têm sido entregues pelas construtoras do País. O mercado imobiliário, como um todo, se rendeu à ideia de ambientes integrados, sobretudo em apartamentos, que não possuem quintal, mas precisam atender a uma crescente demanda por espaços externos.

SEM REGRAS

“Nos últimos anos, a maioria dos empreendimentos tem sido projetada pensando em áreas integradas e sociáveis, com varandas gourmet grandes e preparadas para pequenas reuniões de amigos. Os terraços servem como pequenos quintais aos moradores”, afirma Rafaela.

Da mesma forma, cozinhas com layouts mais caprichados e que apostam em uma variedade de estilos e materiais, alinhando-se ao design do restante da propriedade, também estão em alta. As portas provençais, muito utilizadas no passado, voltaram com tudo nos últimos anos. Além do acabamento emoldurado em portas retas, existem as portas com vidro, normalmente dispostas nos armários superiores das cozinhas e áreas gourmet, que dão um ar mais clássico e decorativo ao ambiente.

Rafaela explica que um projeto bem executado para a cozinha deve considerar o tipo de rotina dos moradores. “Uma boa cozinha planejada é aquela que prevê todas as necessidades do usuário, posição e armazenamentos dos utensílios, alimentos, eletrodomésticos e qualquer outro acessório que seja essencial para o dia a dia”, diz a arquiteta. “Há clientes que gostam de embutir na marcenaria lixeiras, porta temperos, espaço para panos de prato e algumas opções de acessórios para deixar o ambiente mais prático e funcional, enquanto outros gostam de deixar os utensílios expostos, também como decoração e isso exige outro tipo de criação. As alternativas são muitas e não há regras”.

CORES E PLANTAS

Uma dica interessante para dar um “realce” no ambiente é fazer uso da iluminação e de certas cores para enfatizar as presenças de louças bonitas na cozinha, deixando-as à mostra de forma organizada. Segundo a arquiteta, essas louças podem estar nas cristaleiras, armários com portas de vidro ou nichos. Iluminações mais decorativas, como pendentes e LEDs, também são recursos eficientes e econômicos. Já os armários podem ser pintados ou revestidos com adesivos vinílicos para renovar o ambiente.

Espaços para vinhos e bebidas, como aparadores, também são bem-vindos. “Há inúmeras possibilidades para sair da ‘mesmice’ na marcenaria”, ensina a especialista. “Temos o lambri, a tela indiana e a composição da marcenaria com serralharia.

Cores são outros recursos que permitem criar um ambiente agradável, moderno e divertido. “Cores, revestimentos em laca com brilho e vidro são formas de deixar a cozinha mais moderna e com um design diferenciado”, acrescenta Rafaela, que também indica o uso de plantas no ambiente (especialmente as jiboias, filodendros, fícus e zamioculcas). “Para quem cozinha, uma ótima dica é incluir uma hortinha, que pode ser projetada em algum móvel, ou até mesmo embutida na pedra da bancada”, conclui a arquiteta.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 200 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!