Durante a maior mostra de arquitetura e design das Américas, empresa mostrou novas soluções em iluminação
Um aspecto de importância fundamental em projetos de arquitetura, a iluminação e suas mais recentes tendências tiveram destaque na edição 2022 da CasaCor São Paulo, onde o uso criterioso de lâmpadas e luminárias deu um charme especial aos espaços idealizados para a mostra.
A LLUMM (empresa especializada em iluminação de alta potência e iluminação decorativa), por exemplo, teve a oportunidade de apresentar ao público algumas das soluções de seu portfolio. A iluminação indireta constava entre as principais tendências deste ano. Evitando o ofuscamento da visão, essa maneira de iluminar provoca um efeito aconchegante quando é direcionada a um ponto de apoio que rebata a luz.
O resultado é uma atmosfera intimista e acolhedora. Trata-se de um recurso esteticamente agradável e funcional, que pode ser empregado de forma estratégica para destacar e valorizar detalhes do décor.
UMA DOSE DE ELEGÂNCIA
Já a iluminação modular é um artifício utilizado por muitos arquitetos e lighting designers para adicionar uma pitada de dinamismo a cenários adaptados a usos específicos. Unindo estética e funcionalidade, os “trilhos” modulares permitem o encaixe de diversos tipos de produtos, criando diferentes efeitos de luz. Para uma iluminação geral homogênea, a dica é apostar em perfis de LED. Já os spots são perfeitos para uma luz de destaque focal. Lâmpadas decorativas também podem ser incluídas para compor a decoração.
Com o poder de injetar mais elegância, modernidade e estilo aos ambientes, as luminárias podem ser usadas em projetos com as mais variadas propostas. Os modelos feitos com materiais naturais, como linho, crochê e palha, marcaram presença no evento, apontando para a nova tendência.
Já as cúpulas em tecido possuem um apelo artesanal. Lembrando que as cores e texturas das luminárias devem ser selecionadas com foco na harmonia. Tons leves e neutros transmitem uma sensação intimista e tranquilizante. Já para a obtenção de uma atmosfera mais industrial, a paleta mais escura é a melhor recomendação.
POSICIONAMENTO DAS FONTES
Por fim, as telas tensionadas surgem como uma alternativa para criar um interessante efeito de luz solar adentrando a sala pelas janelas. Esses produtos se constituem de um quadro composto por painel de tecido fixado por perfis de alumínio, sendo que a luz é instalada atrás dessa estrutura. Aplicada em tetos ou paredes, o efeito é uma fonte de luz difusa.
Os especialistas da empresa, porém, lembram que merecem atenção tópicos como a quantidade de iluminação por trás da tela e o posicionamento das fontes. Se estiver muito potente poderá ofuscar a visão e até mesmo marcar pontos ou áreas desiguais, parecendo manchas no tecido. Na dúvida sobre como utilizar este e outros recursos de iluminação em seu ambiente, a dica é sempre buscar a opinião de um profissional com experiência comprovada.
Essa é outras matérias interessantes estão na edição 203 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!