Um ambiente tranquilo e organizado favorece o bem-estar e a concentração
Voltar a estudar requer empenho, disciplina e dedicação, além de um lugar propício à assimilação do aprendizado. Nesse sentido, a decoração pode ser uma grande ajuda: a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, tem algumas dicas que podem fazer a diferença.
Para começar, é preciso definir o local onde será criado o espaço de estudos. Segundo Cris, se não houver um ambiente exclusivo para isto, é possível usar um cantinho do quarto ou das salas de estar ou jantar. O importante é que a área seja sossegada, para que você mantenha o foco em seus estudos. “Dá para aproveitar um espaço que não seja utilizado, como embaixo da escada ou um pedaço do rack ou aparador”, conta a especialista. Ela também recomenda atenção especial à escolha da cadeira (que, por ser muito utilizada, deve ser confortável e ergonômica).
Entre livros e apostilas, a dica é manter apenas itens importantes à vista. “Descarte tudo o que não estiver funcionando ou não for útil, como lapiseiras quebradas, canetas sem tinta, livros e papéis velhos”, prossegue a arquiteta. Ainda, se o local definido não tiver prateleiras ou gavetas, acomode todos os objetos em caixas coloridas e distintas, com a devida identificação. Organização é fundamental para manter a mesa de estudo livre.
Quanto à iluminação, o ideal é que o espaço esteja posicionado próximo à janela. “Uma luminária de mesa integra o canto de estudos. Duas boas sugestões são a Luminária de mesa Cobre (com uma lâmpada soquete G9) e a Eye Protection Surface Led Lamp, ambas da Lustres Yamamura”, afirma a arquiteta.
Para completar, pôsteres, fotos e objetos especiais são muito indicados. “A identificação com o ambiente colabora para que o dono do espaço queira estudar e curta estar ali”, finaliza Cris.
Quer ver mais sobre tecnologia, arquitetura, design, decoração e muitos outros assuntos? Então assine já a Revista Áudio e Vídeo- Design e Tecnologia clicando aqui.