Confira 4 exemplos de cozinhas personalizadas para viver o contemporâneo
Cozinhar está na moda, com uma série de programas e realitys sobre culinária, a paixão pela cozinha nunca esteve tão presente no show business. Entretanto, para acompanhar o estilo de vida contemporâneo, em que funcionalidade é uma palavra-chave, é preciso atenção na hora de fazer o seu projeto para o ambiente.
Por isso, os projetos para cozinhas têm explorado cada vez mais a integração com as salas de jantar e estar, além de apostar em marcenaria sob medida para as necessidades do morador e materiais que têm a praticidade como ponto forte. Para exemplificar, confira quatro cozinhas assinadas pelo escritório Korman Arquitetos, onde as soluções criativas são protagonistas.
A moradora deste loft adora cozinhar para os amigos e a família. Para criar a cozinha dos sonhos, a arquiteta Carina Korman alterou o antigo layout em L ao acrescentar a ilha com cooktop. Na marcenaria, os temperos e grãos relacionados à alimentação saudável ganharam prateleiras exclusivas para deixá-los à vista. Pensando na organização das louças e no cantinho do bar, o escritório se inspirou em modelos antigos e desenhou o bufê de laca verde clara com vidro e pés de ferro. Clara e generosa, a mesa de jantar é rodeada por trios de cadeiras, com cores diferentes em cada lateral, e um banco estofado.
Já na cozinha deste loft masculino, o escritório destaca suas soluções para espaços pequenos. De madeira preta, a porta de correr esconde a pequena área de serviço, que abriga tanque, máquina de lavar e boiler de aquecimento. Quando aberta, a porta cobre a geladeira. Na bancada, as cadeiras Panton, do designer dinamarquês Verner Panton, deixam a área de refeições informal e despojada. O móvel, que aproveita bem o espaço sob a escada, recebe as louças.
Outro exemplo é a cozinha deste apartamento, a pequena ilha central atende ao hobby da moradora, que adora preparar refeições para seus convidados. Priorizando a praticidade, as arquitetas Ieda e Carina Korman escolheram o aço inox como revestimento da bancada. A marcenaria combina acabamentos em pintura cinza claro e vidro turquesa. Para favorecer o ambiente, a iluminação indireta foi posicionada em vários pontos do forro.
Por fim, neste último projeto, para atender ao pedido dos moradores por ambientes integrados, a cozinha é conectada à sala de estar, com o uso do mesmo piso. Nos armários, produzidos com laminado melamínico, predominam a variação do preto e vidro cinza. A mesa de vidro ao centro, que chama atenção por sua altura, foi escolhida para trazer leveza. O objetivo é que, durante uma refeição e outra, os proprietários possam desfrutar da vista geral do apartamento de 150 m².