Uma proteção extra contra fraudes em celulares Android, nova ferramenta do Google Play já está disponível no Brasil
Atuando na identificação, análise e bloqueio de apps potencialmente maliciosos, um piloto com versão aprimorada do Google Play Protect já está disponível no Brasil. 1% dos celulares Android no País começam a ganhar uma versão aprimorada do Google Play Protect. A ferramenta já verifica, diariamente, 200 bilhões de aplicativos em dispositivos, ajudando os usuários a se manterem protegidos contra aplicativos prejudiciais. A nova versão vai além e impede que sejam instalados nos dispositivos aplicativos que tenham sido baixados por meio de navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivo e incluam permissões de acesso consideradas sensíveis, como de leitura de mensagens SMS, notificações e de acessibilidade, usualmente exploradas por fraudadores.
NOTIFICAÇÃO
No Brasil, quando você tentar instalar um aplicativo nessas circunstâncias, o Play Protect bloqueará automaticamente a instalação e te enviará uma notificação explicando a razão. Segundo Eugene Liderman, Diretor de Estratégia de Segurança de Android, uma rota comum percorrida por pessoas mal intencionadas é te convencer a instalar arquivos contendo ameaças como malwares, os quais, muitas vezes, requerem permissões específicas e muito sensíveis, como de acessibilidade. “Nossos dados mostram que 95% desses ataques acontecem por meio de aplicativos baixados por fontes não oficiais.”, destaca Liderman.
Lembrando que nosso país é o terceiro a receber o piloto que inclui a versão aprimorada do Play Protect. Antes, em 2024, o Google deu início a pilotos similares em Singapura e na Tailândia. Celulares Android com Google Play Services no Brasil receberão automaticamente a nova versão do Play Protect, que deve ser habilitada. Para conferir se o Play Protect está ativado, deve-se seguir estes passos: abrir o aplicativo Google Play no dispositivo Android; no canto superior direito, tocar no ícone do perfil; selecionar “Play Protect e Configurações”. Então, você poderá verificar se o recurso está ativado, ativá-lo ou desativá-lo na opção “Verificar apps com o Play Protect”.
RECOMENDAÇÃO
Liderman recomenda que o Play Protect esteja ativado, pois a ferramenta ajuda a elevar a segurança do dispositivo oferecendo uma proteção contínua contra ameaças digitais. Essa precaução ajuda a preservar não apenas a segurança dos seus dados, mas, também, sua privacidade enquanto utiliza seus aplicativos diariamente. “O Android é uma plataforma aberta que tem a segurança dos usuários como prioridade”, prossegue o especialista. “Acreditamos que essa versão do Play Protect traz mais segurança aos brasileiros, que vão poder desfrutar dos benefícios da internet pelos seus celulares com mais confiança a partir de agora”.