Imóvel no Rio de Janeiro teve planta dos anos 1970 repensada em projeto irretocável da arquiteta Daniela Funari
Assinado pela arquiteta Daniela Funari, o projeto que deu uma nova cara a esse imóvel de 107m² localizado no Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), se distingue pelo décor moderno. Uma grande reformulação foi feita na residência, que data dos anos 1970.
Em razão da idade do apartamento, a renovação do imóvel também requereu atualizações na infraestrutura elétrica, hidráulica e de gás. A profissional repaginou o imóvel com recursos arquitetônicos práticos e criativos, que combinam com a essência ensolarada da Cidade Maravilhosa.
AZUL DA COR DO MAR
No tocante às alterações estruturais, Daniela utilizou toda a experiência que possui em edificações de casas litorâneas, que pedem um cuidado especial por conta do clima e da maresia. “O Rio de Janeiro é muito quente, por isso, uma preocupação importante foi repensar as redes de elétrica, hidráulica e, principalmente, do ar-condicionado”, assinala a profissional.
Refletindo o clima descontraído do Rio de Janeiro, o projeto evoca a presença do azul do mar, notado sutilmente em vários detalhes, incluindo a própria porta de entrada. Logo de cara, a porta azul da entrada deixa claro de que não se trata de um apartamento convencional. Aliás, esse tom está em total harmonia com as nuances da marcenaria do apartamento, além dos detalhes de almofadas e objetos.
“Gosto de pensar na entrada como um cartão de visitas, um convite ao novo”, afirma Daniela, que apostou em um azul vibrante para garantir as boas-vindas. Além de remeter às águas, o tom é um dos favoritos dos moradores e sua saturação mais baixa coloriu as paredes da área social.
CIRCULAÇÃO FLUIDA
Neste apartamento, em que a sala de jantar ficou conectada ao living e à cozinha, a circulação é bem fluida, generosa e livre de barreiras, o que assegura amplitude máxima à área social. A arquiteta Daniela realizou a mudança do layout para que os moradores pudessem receber amigos e convidados com mais comodidade. Além disso, o living ficou mais claro e iluminado após a reforma.
Optar por um sofá poderoso, com estrutura metálica preta delicada e um linhão cru, foi um tópico essencial para delimitar os ambientes conjuntos, trazendo um modelo minimalista, mas imponente, para o estar. Para completar, o tapete, em tie dye trouxe tons de azul e tecido cru, remetendo ao rústico e ao natural.
Mais do que esconder os fios, o painel da TV se tornou a atração da sala. E o rack solto do piso inspira a leveza tão presente em casas de praia. Essas peças, fundamentais para a composição do estar levam a mesma madeira: o carvalho natural. Um detalhe importante, que garante mais imponência ao material, é o fato de não termos rodapé ou nenhum elemento de interferência no painel, que segue do piso ao teto e foi fixado com estrutura metálica e reforçada por trás.
ELEGÂNCIA E PRATICIDADE
Nos dormitórios, impera uma atmosfera alegre e criativa. Esses ambientes com bases cromáticas bem trabalhadas, enquanto os banheiros são elegantes e práticos.
“Por ser um espaço mais enxuto, trabalhamos com uma cabeceira de tecido com toque aveludado, com 7cm de profundidade, em contraste com o tom de azul que utilizamos na pintura das paredes”, conclui Daniela Funari sobre as mudanças no dormitório master. Para arrematar o décor, uma mesinha lateral solta do piso foi inserida para render alguns centímetros a mais, especialmente, no que diz respeito à circulação.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 215 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente boa leitura!