Em certos casos, a adoção de recursos específicos pode ser fundamental para o sucesso de um projeto de automação
Por José Assunção Rodrigues Junior Fotos Shutterstock.com.
Ao longo dos últimos anos, trabalhando com projetos de casas inteligentes, vivi inúmeras situações que evidenciam o trabalho gratificante que este tipo de projeto pode proporcionar. Seja em residências ou comércios, inúmeras dificuldades ainda assombram os projetos de casas inteligentes.
Além da falta de conhecimento de muitos profissionais, que gera dificuldades na integração dos sistemas de uma residência, a falta do reconhecimento da real necessidade de implantar um sistema integrado atrapalha a realização de um projeto, assim como os resultados esperados.
PROGRAMAÇÃO
Em um projeto idealizado para uma residência sustentável, pensada, projetada e construída para acomodar a tecnologia mais recente em matéria de equipamentos e a integração dos sistemas, um dos itens passou desapercebido: a instalação de um sensor meteorológico para o controle das persianas externas.
Todos os técnicos envolvidos achavam desnecessário, incluindo o fornecedor das esquadrias que forneceu as persianas externas integradas nas portas balcão e nas janelas (todas de PVC). A residência possui grandes vãos para ventilação natural e insolação controlada, tudo simulado em computador na fase do projeto arquitetônico.
A programação do sistema para o sensor meteorológico precisou de alguns ajustes após a implantação para se ajustar à rotina da família, mas, no final, o funcionamento se mostrou necessário. O projeto foi concluído e entregue há alguns anos, apresentando ótimo desempenho e feedback feito pelo usuário. Mas, recentemente, o cliente entrou em contato para comentar um fato ocorrido e o resultado de uma escolha acertada que fizemos na implantação do sistema.
SENSOR METEOROLÓGICO
Em novembro de 2023, tivemos uma tempestade com ventos em torno de 100km/h que acarretou inúmeros problemas para residências. O comentário do cliente foi o de que, apesar dos estragos nas residências vizinhas, sua casa foi poupada de estragos internos ou mesmo da quebra de vidros por conta da atuação do sistema de automação, que fechou automaticamente as persianas externas depois que o sensor detectou aumento da velocidade do vento e do início da chuva.
Creio que só este fato já justifique todo o esforço e a teimosia em implantar um sensor que a maioria julga desnecessário. Com a expectativa das tempestades se tornarem mais frequentes daqui para frente, estou incluindo em todos os projetos o tal do sensor meteorológico.
Trabalhando em um novo projeto, o sistema de automação terá que fazer a gestão e controlar todos os sistemas elétricos incluindo o funcionamento de uma mini ETE (estação de tratamento de esgoto), aquecimento de água solar, energia fotovoltaica e o sistema de abastecimento de gás, além dos sistemas tradicionais. A cada sistema novo a ser integrado, um novo desfio se estabelece e a engenharia de integração exige cada vez mais dos profissionais envolvidos. A arquitetura da residência deve proporcionar os recursos necessários ao melhor desempenho e às facilidades esperadas.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 212 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!