Projeto assinado pela arquiteta Patricia Penna apostou na integração de ambientes para valorizar a área social de uma residência paulistana
Por Eduardo Torelli Fotos Leandro Moraes
Em seus projetos, a arquiteta Patricia Penna e sua equipe multidisciplinar buscam não apenas atender às aspirações dos clientes, como promover o melhor aproveitamento possível das áreas de imóveis residenciais, corporativos e institucionais. Localizado em São Paulo, este belo apartamento é um exemplo do cuidado que a especialista dedica a cada trabalho, propondo soluções personalizadas que adicionem mais elegância e funcionalidade a espaços com os mais variados estilos.
A integração entre ambientes é um dos destaques do projeto, assim como a aura de conforto que permeia os ambientes do apartamento, tornando-o um lugar perfeito para socializar com amigos e familiares. Aliás, os proprietários do imóvel adoram organizar recepções nessa propriedade de 500m² localizada na zona sul da capital paulista.
PROPOSTA ACONCHEGANTE
Ao ser contratada pelos clientes, a arquiteta Patricia Penna recebeu a incumbência de ampliar os espaços sociais do imóvel e criar uma integração com a varanda, garantindo circulações mais generosas aos moradores e seus convidados.
A especialista conectou toda a área social em uma proposta aconchegante e com uma área “coringa”, caso da sala de jantar que promove uma transição fluida entre living e gourmet (layouts muito bem acompanhados pela belíssima vista da varanda, que, na reformulação, passou a fazer parte do interior do imóvel).
Dois sofás de encosto baixo, posicionados no living, saúdam os convidados assim que estes entram no apartamento. As peças têm acabamento em linho e são acompanhados por dois bancos charmosos, revestidos por veludo de algodão. Ao centro, as imponentes mesas em mármore possuem, como complemento, duas pequenas mesas metálicas, que proporcionam apoio para copos e bandejas.
O aparador nas costas do sofá (com elegantes pés em um tom dourado e tampo revestido em couro) dispõe elegantemente uma seleção de objetos decorativos e acolhe os pufes, em camurça natural, que complementam os assentos disponíveis, quando necessário.
Ainda, o home theater foi inserido na área do living (uma solicitação dos proprietários), sendo delimitado apenas por sofás e um aparador. Localizado em uma das extremidades, um grande painel em lâmina natural de madeira rouba a cena, junto do móvel inferior à peça. No espaço que compreende a TV, um segundo painel, revestido em couro natural, enaltece o conjunto.
PRIVACIDADE
Apesar de garantir uma conexão entre as diferentes áreas do imóvel, o projeto teve o cuidado de providenciar alguma privacidade entre os espaços jantar/gourmet e living. Para atingir esse objetivo, Patricia recorreu a portas de correr no amplo vão entre os ambientes. Lembrando que, quando estão fechadas, elas ficam imperceptíveis atrás dos painéis do living.
Fechadas ou abertas, as generosas folhas de madeira permitem usos distintos aos ambientes, com mais ou menos privacidade. Com acabamento em lâmina natural de madeira e suspensas apenas por trilho superior – sem interferência no piso –, a integração física e visual é completa.
Como ressalta a autora do décor, a imponente mesa de dez lugares é a grande protagonista da sala de jantar. O ambiente de tons neutros (ora aberto ao living, ora isolado dele) possui um generoso espaço de armazenagem, incluindo um grande louceiro devidamente camuflado atrás de um dos painéis de acabamento das paredes.
Outra peça-chave da transição “jantar/gourmet” é a adega climatizada com acabamento em lâmina natural de madeira ebanizada. Comportando 200 garrafas, o bar ainda conta com um charmoso nicho para apoio de bandejas e, nos armários, copos e taças estão disponíveis para as mais diversas ocasiões.
O aparador que separa o jantar do gourmet serve de apoio para o cantinho do café, vasos com arranjos florais e obras de arte, além do convencional uso para travessas e serviços durante as refeições.
VARANDA INTEGRADA
A integração de espaços permitiu a ampliação da área gourmet, ocupando o espaço que, originalmente, era um trecho de varanda. Anexada ao jantar e também acessível pelo living, este ambiente conta com uma cozinha completa, além de uma churrasqueira e mesa de apoio. Tons ferrosos compõem sua paleta de cores. A península, as mesas, as cadeiras e os painéis que revestem as paredes brincam com a composição desses tons, valorizando a estética do espaço gastronômico do apartamento.
No mesmo ambiente, o formato em “U” da cozinha torna mais fácil as atividades ali realizadas. Já no que se refere aos acabamentos, as bancadas em “Silestone- Unsui” ficaram perfeitas com a marcenaria em tom similar e com pinceladas amadeiradas.
O trecho que compreende a varanda integrada com a sala de estar é outro convite à descontração e ao bem-estar. Além de agradável aos olhos e muito confortável, essa área do apartamento entrega uma vista privilegiada da cidade. Aqui, o projeto apostou em grandes janelas de vidro e em persianas automatizadas que permitem aos proprietários fazer um melhor uso da luz natural.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 210 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!