Hoje um elemento de grande importância em projetos decorativos, iluminação evoluiu a passos largos nos últimos anos
Foi-se o tempo em que a luz, nos projetos de arquitetura e design de interiores, era apenas um elemento funcional. Hoje, esse artifício é parte da estética dos ambientes, ajudando a criar suas atmosferas únicas e personalizadas. E ao longo das três últimas décadas, a iluminação se adaptou de forma surpreendente à arquitetura.
Um dos implementos que ela legou aos projetos contemporâneos foi a iluminação LED. Além de ser mais econômica e sustentável, essa tecnologia permitiu a criação de novas formas de iluminação, como as tiras de LED e as lâmpadas de LED integradas a móveis e objetos decorativos. Desse modo, a iluminação passou a ser utilizada de forma mais versátil.
Além disso, os ambientes modernos passaram a contar com sistemas de automação e controle de iluminação que permitem ajustar a intensidade e a cor da luz de forma fácil e precisa, proporcionando uma experiência personalizada às pessoas. A automação também tornou possível a criação de ambientes inteligentes, que podem se adaptar às suas necessidades e ao contexto do espaço.
FOCO NOS DETALHES
A arquiteta Nicole Gomes, uma das proprietárias e responsável por comandar a empresa LABLUZ (que completa 30 anos de atividades em 2023) ressalta que a luz deixou de ser apenas um detalhe na arquitetura para se tornar uma parte fundamental na criação de espaços mais sofisticados e personalizados, adaptando-se às novas tecnologias e materiais e proporcionando uma experiência única.
Ainda, a luz se tornou mais integrada aos projetos arquitetônicos, explorando a iluminação de destaque para enfatizar detalhes e acentuar as formas da construção. A iluminação indireta também ganhou espaço, proporcionando uma iluminação mais suave e uniforme, sem causar ofuscamento ou cansaço visual.
“É uma grande realização ver como a LABLUZ foi capaz de acompanhar e impulsionar a evolução da iluminação nos últimos 30 anos, contribuindo para a criação de espaços mais sofisticados e personalizados”, observa a arquiteta Nicole. “Estou animada e motivada para continuar inovando e contribuindo para o desenvolvimento do nosso mercado nos próximos anos”.
Sempre expandindo seu campo de atuação, a Labluz também passou a apostar na iluminação decorativa, firmando parcerias com designers nacionais e internacionais renomados, além de projetos luminotécnicos inovadores para o segmento.
A edição 205 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia tem outras matérias interessantes. Acesse gratuitamente e boa leitura!