Um loft intimista, espaço idealizado pela arquiteta Patrícia Penna tem inspiração modernista e boas soluções arquitetônicas
Foto Leandro Moraes
Reunindo diversos escritórios de arquitetura, a Artefacto Beach & Country tem como foco central a valorização da organicidade e originalidade dos projetos, assim como a sofisticação das matérias-primas naturais e a apresentação de soluções arquitetônicas. Em 2022, o tema da mostra é “Natureza Modernista”, sendo que o intuito dos organizadores foi prestar uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
Mais uma vez, a arquiteta e designer de interiores Patrícia Penna participa do evento – nesta edição, brindando o público com uma “cabana modernista” cujos móveis evocam os materiais naturais. O projeto tem uma paleta de cores sóbria, alternando tons quentes e frios, sem perder a neutralidade e o requinte com pinceladas de um tom “carbono” e das nuances amadeiradas. Outro destaque do espaço é que ele foi desenvolvido ao redor de pilares já existentes. Ao invés de esconder esse elemento no décor, a arquiteta o assumiu com orgulho e o enfatizou como parte essencial da proposta.
“A integração entre as áreas com usos diversos é outra característica de óbvia inspiração modernista, onde as paredes saem de cena, dando lugar à amplitude”, acrescenta Patrícia Penna.
COMPOSIÇÕES
Em 125m², o projeto conta com living e sala de jantar conectados com o quarto, formando um loft intimista. “Parte das paredes, revestidas com madeira natural, reforçam a inspiração chalé usada no desenvolvimento da proposta, que também conta com a linda e tradicional ardósia em um grande trecho do piso”, prossegue a autora do ambiente. Através das composições do espaço e de uma arquitetura de interiores inteligente e bem distribuída, Patrícia idealizou espaços ao mesmo tempo elegantes, acolhedores e surpreendentes.
A pedra natural reveste uma das paredes do espaço, providenciando uma atmosfera rústica ao projeto, que ainda conta com uma lareira, poltronas e chaises. A arquiteta enfatiza o clima aconchegante do espaço, afirmando que essa sensação de acolhimento foi obtida não apenas por meio dos móveis e acabamentos, mas pela “bossa” entre a profusão de materiais, a iluminação intimista e as texturas e cores dos diversos elementos que completam a proposta.
APELO ÚNICO
Patrícia Penna está prestes a comemorar três décadas de carreira e é veterana nas mostras da marca. Ao todo, o escritório participou de 13 edições na Haddock Lobo e duas edições da mostra Artefacto Beach&Country (realizada na Avenida Brasil, 1823, em São Paulo/SP). “Prezamos sempre pela função associada à estética, e não o contrário”, pontua a arquiteta, ao descrever sua linha de trabalho. “Ou seja, antes de ser bonito, precisa ser útil, necessário e funcional. Cada cliente é único – portanto, as soluções também precisam trazer essa personalidade.”
Como uma das atribuições de uma mostra é inspirar, os visitantes poderão sair iluminados, encontrando diversas soluções aplicáveis, não só para casas de campo e chalés, mas também de proposições de arquitetura de interiores para diferentes propostas urbanas pelo Brasil afora. Os belos ambientes da Artefacto Beach&Country poderão ser apreciados pelo público até o ano que vem.
Serviço
Mostra Artefacto Beach & Country 2022
Av. Brasil, 1823 – Jardim América, em São Paulo
De Segunda a Sexta das 10h às 19h
De Sábado das 10h às 18h
Entrada franca
Acesse, gratuitamente, a edição 197 da revista e boa leitura.