Para ter uma boa experiência na hora de assistir à TV Digital brasileira, é preciso escolher um aparelho que cumpra certos requisitos
Muita gente tem dúvidas na hora de comprar uma TV. Decidir qual modelo é mais adequado para você não é tão simples como parece, considerando a imensa variedade de modelos disponíveis no mercado, assim como a diversidade de suas funções, tecnologias e procedências.
Por isso, uma boa dica é ouvir o que os especialistas do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) – que trabalha em prol da evolução da TV Digital aberta – têm a dizer sobre o assunto. A organização sem fins lucrativos elaborou um pequeno roteiro com os cuidados básicos que você deve tomar na hora de escolher um televisor.
A TV Digital aberta tem diversas vantagens gratuitas, como a alta definição e a imagem sem chuviscos ou chiados – mas, para usufruir melhor de tudo o que ela oferece, é necessário contar com um equipamento compatível com o sinal da TV Digital.
Selo DTV
Segundo o Fórum SBTVD, é possível assistir à TV Digital em qualquer tipo de televisor, seja este um modelo LCD, LED, plasma ou tubo. Todas as TVs de LCD, LED ou plasma fabricados no País a partir de 2010 possuem o conversor digital integrado, exigindo apenas que você conecte uma antena UHF para assistir à programação.
Porém, na hora de optar por um modelo, lembre-se de checar se ele possui o selo DTV, uma indicação de que o fabricante é associado ao Fórum SBTVD. Esta é a forma mais simples de averiguar se o televisor atende às normas técnicas da TV Digital aberta, além de garantir que o aparelho está pronto para receber o sinal digital, com garantia e assistência técnica no Brasil.
Para visualizar de forma mais satisfatória os conteúdos exibidos na tela, é fundamental fazer um cálculo da distância entre a TV e o sofá. O tamanho da tela deve ser proporcional às dimensões do ambiente onde o televisor será instalado. Portanto, meça o espaço disponível antes de se decidir por um determinado modelo.
Lembre-se de que, quando estamos assistindo a um filme no cinema, é preciso estar a uma distância apropriada da tela para curtir a experiência. Quando nos sentamos na primeira fileira, nossos olhos não conseguem apreender tudo o que é mostrado na tela. É preciso movimentar os olhos para conseguir ver toda a imagem, o que é cansativo. Por outro lado, se você sentar a uma distância adequada, será capaz de enxergar todos os detalhes da imagem sem precisar movimentar os olhos.
Para que você possa estimar a distância ideal para sua TV, o Fórum SBTVD preparou uma tabela com sugestões de distância máxima e mínima para cada tamanho de televisor. A sugestão é que o sofá fique, no máximo, a dois metros do televisor; e no mínimo, a 1,3m (ou 1 metro e 30 centímetros). Porém, não há uma regra – cada telespectador deve procurar a distância que mais lhe agrade sem provocar qualquer desconforto à visão.
Onde comprar?
É comum as pessoas comprarem televisores quando viajam para o exterior. Mas essa decisão pode trazer algumas dores de cabeça. Lembre-se de que, nesse caso, o fabricante não irá se responsabilizar por eventuais defeitos do equipamento, já que a garantia só é válida no país onde o produto foi comprado. Um televisor adquirido fora do Brasil (ou por meio de uma importadora independente) não faz parte da linha de produtos do fabricante brasileiro. Portanto, também não estão disponíveis peças de reposição, caso ocorra algum problema.
Outra questão importante é que, mesmo que possuam conversor integrado, TVs compradas no exterior não são compatíveis com o sistema de TV Digital aberta do Brasil. Neste caso, mesmo conectando uma antena UHF, você não conseguirá assistir à TV Digital aberta. A solução para assistir à TV Digital aberta será usar um conversor digital externo conectado a uma das entradas HDMI do seu televisor.