Em 2022, CASACOR Rio de Janeiro apresenta um novo olhar

Em 2022, CASACOR Rio de Janeiro apresenta um olhar novo e contemporâneo à icônica Residência Brando Barbosa

A CASACOR Rio de Janeiro chega à sua 31ª edição e, pelo segundo ano consecutivo, acontece na Residência Brando Barbosa. Na mostra, que pode ser visitada até 26 de junho, 43 equipes de profissionais (entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas) apresentam um olhar novo e contemporâneo ao nobre imóvel, que fica no Jardim Botânico. Ali foram instalados 45 ambientes que ocupam praticamente todos os 12 mil m² da propriedade.

Com o tema nacional de CASACOR 2022, “Infinito Particular”, o evento permite aos profissionais destacarem soluções diversas para uma casa com uma visão hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade. “O principal objetivo foi trazer espaços mais usáveis, mais próximos de você, e conferir como é mais fácil aproveitar melhor os pátios, jardins, áreas de entretenimento”, conta Patricia Quentel, sócia-diretora da CASACOR Rio.

VISUAL INOVADOR

Se, em 2021, a arquitetura original e o visual palaciano da casa foram as grandes estrelas dos ambientes, agora, tudo parece diferente, com propostas inovadoras para os espaços, ares mais contemporâneos na decoração e soluções que podem facilmente ser replicadas em outros grandes imóveis do País. Sempre preservando as características originais, já que o casarão é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

“No ano passado, abrimos a casa para o público. Dessa vez, trabalhamos o sonho do casal Brando Barbosa, que não teve herdeiros e desejava ver a propriedade transformada em um instituto cultural, um local para receber com sala de música, lounge, adega, sala de projeção. No segundo andar, apresentamos estúdios que poderiam ser usados por artistas residentes ou convidados do instituto”, explica Patricia Mayer, sócia-diretora da mostra.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Vizinho ao Jardim Botânico, o palacete Brando Barbosa foi construído em 1860 como parte da antiga Chácara da Floresta pela família Faro, de importantes cafeicultores. Anos mais tarde, foi a residência do importante médico sanitarista Oswaldo Cruz. Porém, seus dias de glória foram vividos apenas a partir da década de 1960, quando Jorge Brando Barbosa e a esposa Odaléa compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original usando móveis, arcos, portais, quadros e esculturas garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil.

Doado em 2015, ainda em vida, por Odaléa Brando Barbosa ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, o imóvel é sede do Instituto Brando Barbosa (IBB), que, no ano passado, cedeu o espaço para a realização da edição comemorativa dos 30 anos da CASACOR Rio. Uma dobradinha de tanto sucesso que se repete em 2022. Confira alguns ambientes incríveis que ganham destaque nesta edição.

SALA TEMPO

Se algo mudou com a pandemia, foi a casa e a forma como vemos e desejamos seus espaços internos. Idealizada por Dado Castello Branco, a Sala Tempo evidencia um ambiente familiar que permita uma convivência perfeita entre os moradores. Integra, ainda, a ideia de home office, privilegiando os momentos de intimidade sem abrir mão de sua estética contemporânea, que proporciona um visual em que se misturam a madeira e os tecidos crus em mobiliário de design nacional e o uso de muitas obras de arte.

CASA MIGRANTE

Na praia, no campo ou em um recanto da cidade… João Panaggio criou uma casa que poderia estar em qualquer lugar, mas foi em um dos cantinhos mais charmosos do jardim que ela nasceu. Sua arquitetura é marcante, um tanto modernista, com estrutura metálica revestida externamente em pedra e um amplo espaço interno, quase sem divisões. Ali se destacam o painel em madeira trançada, que separa áreas íntima e social, e uma enorme claraboia no quarto que transforma em quadro vivo a luz do dia e da noite.

SALA DE MÚSICA

Este espaço atemporal celebra o que temos de belo. A começar pela obra Biblioteca, de Nelson Leirner, que, pela primeira vez, aparece em mostra de decoração, uma homenagem ao artista que faria 90 anos em 2022. Tiago Freire optou por elementos arquitetônicos, como o muxarabi, que cobre o teto trazendo ainda mais destaque ao lustre de baccarat original do espaço, além de peças de mobiliário assinadas por importantes nomes do design nacional.

ESTAR DO PÁTIO

Um local informal, ligado à adega da casa, que foi pensado para receber encontros regados a vinho, um jogo entre amigos ou simplesmente, para descansar. Maurício Nóbrega procurou exibir um décor que traz um mix de mobiliário contemporâneo, como o sofá especialmente desenhado por Maria Cândida Machado e a sofisticação do dourado contrastando com materiais naturais, como palha, sisal, troncos de madeira e vasos de barro. Um verdadeiro put-together leve, casual e elegante.

Confira essa e outras matérias interessantes na edição 193 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!