Da Samsung, produto redefinirá a experiência de jogos móveis, auxiliado por gráficos aprimorados e desempenho de IA
O Exynos 2200 é um processador móvel Premium equipado com uma poderosa unidade de processamento gráfico (GPU) Samsung Xclipse baseada na arquitetura AMD RDNA 2. Da Samsung, a novidade permitirá a melhor experiência em jogos para smartphones, além de aprimorar a experiência geral em aplicativos de mídia social e fotografia.
“Construído com o mais avançado processo EUV (litografia ultravioleta extrema) de 4 nanômetros (nm) e combinado com tecnologia móvel, GPU e NPU de ponta, a Samsung criou o Exynos 2200 para fornecer a melhor experiência para usuários de smartphones. Com a Xclipse, nossa nova GPU móvel construída com tecnologia gráfica RDNA 2 da líder do setor AMD, o Exynos 2200 redefinirá a experiência de jogos móveis, auxiliado por gráficos aprimorados e desempenho de IA”, afirma Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics. “Além de trazer a melhor experiência móvel para os usuários, a Samsung continuará seus esforços para liderar a jornada na inovação de chips lógicos.”
Ray Tracing
A GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido único que está posicionado entre o console e o processador gráfico móvel. Xclipse é a combinação de “X” que representa Exynos e a palavra “eclipse”. Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo e empolgante capítulo.
Com a arquitetura AMD RDNA 2 de alto desempenho como seu alicerce, o Xclipse herda recursos gráficos avançados, como a tecnologia ray tracing (RT) acelerada por hardware e sombreamento de taxa variável (VRS) que antes estavam disponíveis apenas em PCs, laptops e consoles.
O ray tracing é uma tecnologia revolucionária que simula de perto como a luz se comporta fisicamente no mundo real. Ao calcular o movimento e a cor característica dos raios de luz à medida que refletem na superfície, o ray tracing produz efeitos de iluminação realistas para cenas renderizadas graficamente. Para oferecer gráficos e experiências mais imersivas, mesmo em dispositivos móveis, a Samsung colaborou com a AMD para desenvolver o primeiro ray tracing acelerado por hardware em uma GPU móvel.
Já o sombreamento de taxa variável é uma técnica que otimiza a carga de trabalho da GPU, permitindo que os desenvolvedores apliquem uma taxa de sombreamento mais baixa em áreas onde a qualidade geral não será afetada. Isso dá à GPU mais espaço para trabalhar em áreas de maior importância para os jogadores, melhorando a taxa de quadros por segundos para uma jogabilidade mais suave e fluída.
Alto desempenho e conectividade poderosa
“A arquitetura gráfica AMD RDNA 2 fornece soluções gráficas avançadas e com baixo consumo de energia para PCs, laptops, consoles, automóveis e, agora, para smartphones. A GPU Xclipse da Samsung é o primeiro resultado de várias gerações planejadas de gráficos AMD RDNA em SoCs Exynos”, disse David Wang, vice-presidente sênior do Radeon Technologies Group da AMD. “Mal podemos esperar que os clientes de smartphones apreciem as ótimas experiências de jogos com base em nossa colaboração tecnológica.”
O Exynos 2200 é um dos primeiros processadores do mercado a integrar os mais recentes núcleos de CPU Armv9 da arquitetura Arm, que oferecem uma melhoria substancial em relação ao Armv8 em termos de segurança e desempenho, duas áreas que se tornam cada vez mais importantes nos dispositivos móveis.
A CPU octa-core do Exynos 2200 foi projetada em uma estrutura tri-cluster composta por um único e poderoso núcleo principal Arm Cortex-X2, três grandes núcleos Cortex-A710 equilibrados em desempenho e eficiência e quatro pequenos núcleos Cortex-A510 com eficiência de energia.
“As experiências digitais do futuro exigem novos níveis de desempenho, segurança e eficiência”, disse Rene Haas, presidente do IP Products Group (IPG) da Arm. “Como um dos primeiros processadores a incorporar os novos núcleos de CPU Armv9, o Exynos 2200 da Samsung aproveita a estratégia Total Compute da Arm e os principais recursos de segurança, como Memory Tagging Extension (MTE), para fornecer a computação específica e o processamento especializado necessários para potencializar as experiências móveis do futuro.”
O Exynos 2200 oferece uma inteligência artificial (IA) mais poderosa graças à NPU atualizada. O desempenho da NPU dobrou em comparação ao seu antecessor, permitindo mais cálculos em paralelo e aprimorando o desempenho da IA. A NPU agora oferece uma precisão muito maior com suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia.