Com aparelhos que consomem pouca energia e móveis ecologicamente corretos, projeto promove um estilo de vida mais ecológico
Além de moderno, este belo apartamento em São Paulo é totalmente sustentável. E também comprova que o conceito de sustentabilidade não é nada complicado, apesar do que alguns imaginam. O imóvel ganhou eletrodomésticos que consomem menos energia, linhas de móveis produzidas a partir de madeira de reflorestamento, colchões e tecidos feitos de materiais reciclados e chuveiros e descargas que usam água de forma econômica.
Na verdade, o apartamento é fruto do trabalho conjunto de grandes marcas brasileiras lideradas pela SOL (empresa de democratização da sustentabilidade e economia por meio do fornecimento de energia solar). O projeto é assinado pelo arquiteto Vinicius Longato, que também contribuiu com fotos de sua autoria dos quatro elementos da natureza em ambientes pelos quatro cantos do país, resgatando a brasilidade e a sustentabilidade regional.
Uso consciente
Segundo Daniela Robledo, diretora de comunicação da SOL e criadora da ideia, a proposta do projeto é fazer com que as pessoas percebam que, com pequenos gestos, é possível implementar grandes mudanças. “Criamos, por exemplo, a lista dos top 5 de maior consumo elétrico, para que as pessoas tenham conhecimento e possam fazer um uso consciente”, afirma Daniela. “Quando você ligar o ar condicionado, por exemplo, há uma informação de que ele consome 6,5 vezes mais que o ventilador, também instalado. O objetivo é que o morador possa optar pelo uso que julgar mais importante e vá dosando isso no dia a dia.”
Além de ser equipado com eletrodomésticos que consomem pouca energia e móveis fabricados com madeira de reflorestamento, o apartamento conta com coleta de lixo seletiva e uma usina de autoconsumo – ou seja, é capaz de produzir sua própria energia por meio de um kit de placas voltaicas da SOL Copérnico. A geração e o consumo da energia 100% limpa podem ser monitoradas pelo morador em um tablet.
Já o televisor é um modelo da Samsung que consome menos energia, enquanto o controle SolarCell é feito com 28% de plástico reciclado e tem uma vida útil de sete anos, período em que se pode evitar o descarte de 99 milhões de pilhas AA (já que a alimentação do controle é feita por meio de energia solar).
Outro diferencial do projeto é o lounge da FOM, de puffs e almofadas feitos com tecido sustentável proveniente de aparas de algodão e fibras recicláveis. Por fim, os móveis são itens da Etna feitos com madeira de reflorestamento revestidos com tecidos EcoSimple.
O quarto tem cama Euro Colchões, 100% feita de materiais reaproveitados, da sua linha EcoMind. Com fibra REPREVE, a maior empresa do mundo em fabricação de fibras recicladas de alta qualidade para tecido, o colchão é todo feito ainda de garrafas PET resgatadas da costa dos oceanos, o molejo é feito de aço reciclado e a cola não possui solventes.