O interessante é apostar em cortinas que combinem melhor com a época do ano

Esses itens são indicados não apenas melhorar o controle da luminosidade, mas para proteger o mobiliário do excesso de luz solar

O calor chegou com tudo em 2022 – e para trazer um pouco de frescor aos ambientes da casa, além dos tradicionais ventiladores e aparelhos de ar condicionado, a dica é fazer pequenas modificações no décor, tornando-os mais arejados e, ao mesmo tempo, agradáveis aos olhos.

Uma forma de conseguir isso é apostar em cortinas que combinem melhor com essa época do ano. Rafaela Nesto, head de Marketing da Uniflex, tem boas dicas para quem quer apostar nessa estratégia. A especialista, por exemplo, lembra que é fundamental evitar texturas mais encorpadas (como a sarja e o linho mais fechado, especialmente aqueles que possuem tons mais escuros).

Preto ou branco?

Rafaela enfatiza que é muito comum a noção de que o preto é uma cor indicada para bloquear o calor. Porém, isso não passa de um mito. O preto, segundo ela, é uma tonalidade que absorve a luminosidade muito mais do que o branco. Portanto, quanto mais claro for o tom escolhido, menor será o calor.

A especialista informa que essas opções podem ser substituídas por tecidos mais leves e neutros, mais eficientes para proporcionar a tão almejada sensação de frescor. Entre os materiais aconselhados por ela estão o linho branco e as cortinas de fibras naturais, com tramas mais abertas, que são fortes tendências para o verão deste ano.

“É uma época do ano em que queremos deixar a brisa entrar, sentir aquele ventinho passando pela janela”, acrescenta Rafaela. “Por isso, o ideal é ter cortinas mais fluidas. Isso traz movimento para a casa, ilumina o ambiente e influencia na decoração.”

Raios ultravioleta

Lembrando que a luz solar também pode prejudicar o décor, uma vez que os raios ultravioleta danificam mais os objetos que a luminosidade artificial. Portanto, é preciso aumentar o controle dos raios UV para preservar os interiores, incluindo o piso (dependendo do material) e a marcenaria. Quando a exposição ao sol é muito forte, vale a pena investir em modelos de cortinas e persianas específicos que fazem essa filtragem.

A especialista conclui afirmando que é necessário avaliar a forma com que o sol incide na propriedade, e em qual ambiente da casa essa proteção solar será usada. “Por exemplo, em uma área molhada, o indicado é a persiana de alumínio e o modelo Rolô”, diz Rafaela. “Na cozinha, a mesma coisa, uma persiana de alumínio ou de madeira, que tenha uma limpeza mais fácil, se encaixa muito melhor.”