Entregando 1 bilhão de cores e esbanjando desempenho, TVs NanoCell, da LG, são um passaporte para uma vida mais divertida e conectada
Cada vez mais atento aos diferenciais dos equipamentos eletroeletrônicos, o consumidor atual não se contenta com nada menos que “o melhor” em termos de imagem, som e conectividade ao comprar uma TV. Correspondendo a esse desejo, os fabricantes têm oferecido modelos que se destacam por suas tecnologias e funcionalidades arrojadas. No segmento de TVs LED/LCD Premium, as empresas apostam em tecnologias relacionadas à acuracidade de cor e nela encontram-se as TVs QLED e NanoCell, por exemplo.
Este mês tivemos a oportunidade de testar uma das TVs Premium LCD da marca (a NANO86 de 55”), uma “máquina” poderosa que tem tudo para agradar aos cinéfilos e gamers, tanto por seu notável desempenho como por sua capacidade de gerar cores puríssimas e sem distorção.
Para isso, as TVs da LG utilizam a exclusiva tecnologia da marca de nanopartículas que contam com apenas um nanômetro. Elas filtram as impurezas das cores e, desse modo, conseguem reproduzir tons mais realistas e vibrantes do que qualquer TV LCD convencional. Isso é possível graças a ajustes precisos nos comprimentos de ondas vermelhas, verdes e azuis.
Tecnologia poderosa
As nanopartículas absorvem os comprimentos de onda desnecessários, visando uma maior pureza de cor. Assim, o televisor consegue mostrar vermelhos mais reais do que um modelo LCD não equipado com filtro de nanopartícula, no qual a luz vermelha se mistura com outros comprimentos de ondas de cor, como amarelo ou laranja.
Para entregar imagens de altíssima qualidade, o televisor ainda conta com a tecnologia WCG (ampla gama de cores), que permite às TVs exibirem um leque maior de “nuances” das cores. Com a WCG, é possível reproduzir mais de 1 bilhão de cores, quantidade alta se comparada com os 16,7 milhões de cores em TVs tradicionais.
Outro diferencial da TV é o painel de IPS, que assegura a consistência e a qualidade das cores independentemente do ângulo de visão em que a tela é contemplada. Ou seja: mesmo que você assista TV em um ângulo maior que 15º em relação ao centro do televisor, a reprodução das cores será precisa. Sem esquecer a tecnologia Local Dimming (que divide o controle de luz por zonas e garante um melhor contraste).
O desempenho superior é assegurado pelo robusto processador α (Alpha) 7, que proporciona uma experiência de visualização mais próxima da realidade. A TV ainda oferece suporte a diversos formatos de HDR, inclusive o Dolby Vision IQ (o favorito dos estúdios de Hollywood e dos serviços de streaming). Para que suas sessões de filmes e jogos sejam ainda mais impactantes, o modelo conta com a tecnologia de áudio Dolby Atmos, que permite uma experiência sonora baseada em objetos, reproduzindo um áudio tridimensional, totalmente imersivo.
Você no comando
O controle remoto Smart Magic da NANO86 permite que o usuário interaja de forma dinâmica com a TV, seja usando a voz ou apontando o controle para a tela e acessando suas funções e menus por meio de um cursor que atua de forma parecida à de um mouse. Este é um recurso incrível das TVs da LG, que agrega muito valor à usabilidade dos aparelhos.
Em nosso teste com a TV, utilizamos tanto o cursor quanto o comando de voz para solicitar conteúdos e navegar pelas plataformas. O comando de voz é preciso e oferece respostas rápidas – por exemplo, basta dizer em voz alta a palavra “musicais” para a TV responder a você com uma agradável voz feminina e listar todos os conteúdos encontrados que possam corresponder à sua busca.
Foi possível contatar a alta qualidade de imagem assistindo a um teaser da aguardada superprodução The Batman, o novo filme sobre o Homem-Morcego, estrelado pelo ator Robert Pattinson. Foi uma boa escolha, pois o conteúdo estava disponível em resolução 4K e as cenas eram sombrias e escuras (uma característica marcante de todos os filmes do herói Batman). Conseguimos identificar os mínimos detalhes dos cenários e locações, mesmo em cenas captadas com pouquíssima luz. Realmente, a TV entrega excelentes níveis de preto, assim como um contraste e um brilho precisos.
Além das tecnologias já destacadas, as imagens primorosas são resultado do desempenho do processador α 7 3ª Geração 4K, que faz uma análise de cada conteúdo (seja um filme, série de TV, game ou evento esportivo) e automaticamente adapta a imagem e o som àquele gênero.
Outros recursos da TV que atuam a favor da imagem são o Deep Learning (por meio do qual o processador reconhece a qualidade da fonte original e otimiza os conteúdos), o AI Picture (que remove ruídos e melhora a nitidez) e o AI Brightness (que faz um ajuste fino no mapeamento de tons para obter o brilho ideal para a tela, a partir de uma medição de luz do ambiente).
Já que no que se refere ao som, o televisor conta com features como o AI Sound (que faz uma análise das fontes de áudio e otimiza o som conforme o tipo do conteúdo), o AI Acoustic Tuning (o controle Smart Magic detecta a posição da TV e o local do ambiente em que você está e, a partir dessas informações, regula e ajusta o som para oferecer uma experiência mais imersiva) e o Controle de Som por gênero (que otimiza o áudio de acordo com o tipo de atração a que você está assistindo).
Para colocar a prova todos esses atributos, assistimos a uma bateria de videoclipes da banda inglesa Arctic Monkeys no YouTube. Abusamos do volume e em nenhum momento houve qualquer distorção ou reverberação no áudio. As músicas foram reproduzidas em alto e bom som e com o máximo de fidelidade.
Jogabilidade em alta
Uma vez que a NANO86 possui uma série de recursos voltados ao público gamer, também assistimos a um trailer em 4K do jogo Diablo IV, um RPG de ação que está sendo desenvolvido pela Blizzard Entertainment. A precisão de cores e os altíssimos níveis de brilho e contraste da TV fizeram uma enorme diferença aqui, já que foi possível distinguir as mínimas nuances nos rostos dos personagens virtuais, inclusive em cenas escuras.
Obtivemos resultados igualmente bons assistindo a uma prévia do jogo Forza Horizon 4, desenvolvido pela Playground Games em colaboração com a Turn 10. Trata-se de um game com gráficos incríveis, que foram reproduzidos com perfeição pela NANO86. As cenas envolviam diversos carros em movimento e paisagens bem variadas, como ruas e bosques. Não detectamos qualquer imperfeição nas imagens e não houve pausas ou travamentos durante a reprodução.
Os gamers ficarão encantados com essa TV, que torna o universo dos jogos mais emocionantes e quase “palpáveis”. Isso se deve a tecnologias como a AMD FreeSync Premium, que promove uma experiência de jogo sem travamentos ou trepidações, e a AMD FreeSync , que soluciona o problema da “quebra de quadros” e garante um desempenho fluido e livre de artefatos, com praticamente qualquer taxa de quadros. Também é importante destacar que a TV possui duas entradas HDMI 2.1 para os consoles da nova geração.
A qualidade gráfica dos jogos ainda é aprimorada pelo Modo HGiG, que reconhece as características de imagem da TV e faz um ajuste dos gráficos HDR. A sensação de desconforto visual também é neutralizada pelo recurso Eye Comfort, que atua como um filtro e reduz quase pela metade a emissão de luz azul em seus aparelhos.
Vida conectada
Lembrando que, além de ser uma central de diversão da casa, a NANO86 também pode ser a sua principal porta de comunicação com o mundo e com outros dispositivos da residência. As TVs da LG oferecem o maior número de possibilidades de integração com assistentes pessoais em português. Além da plataforma proprietária ThinQ AI, contam com Google Assistente e Alexa embarcados e oferecem a possibilidade de controle do televisor por meio do Apple Home Kit e Alexa (works with).
Todas essas vantagens vêm com um design elegante, caracterizado por bordas finíssimas que dão total destaque às imagens apresentadas na tela. Se optar por deixar a TV em um rack ou mesa, você contará com um suporte curvo e discreto para sustentá-la, cujo visual é tão sofisticado quanto o do televisor. Capazes de atender bem o espectador nas mais diversas tarefas e com muita tecnologia embarcada, as TVs NanoCell da LG podem ser o seu passaporte para uma vida mais divertida e conectada.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 181 da revista Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Entre no link e confira tudo!