Dicas para não errar no enquadramento de fotos

Você quer fazer “aquela” foto, mas como deixá-la especial? O interessante é descobrir como pegar o enquadramento perfeito

Fotos Shutterstock.com (por CapturePB e silverkblackstock)

Tem gente que não se dá conta disso, mas existem muitos paralelos entre o cinema e a fotografia. Ambos, por exemplo, dependem de uma boa luz e de uma boa captação para serem bem-sucedidos. E também se servem dos enquadramentos para capturar a atenção do público e produzir belas imagens.

Mesmo que você esteja fazendo um vídeo ou foto caseira, não deixe de se preocupar com a forma com que o assunto que você quer destacar é apresentada. Um bom enquadramento valoriza qualquer produção! A seguir, listamos alguns cuidados e dicas que você deve observar na hora de fazer seus filmes caseiros ou tirar fotos para as redes sociais.

Atenção ao recorte do corpo!

Para que o vídeo ou foto tenha um resultado estético mais interessante, nunca recorte o corpo da pessoa filmada/fotografada na altura das articulações (ou seja: tornozelos, joelhos, cotovelos etc.). Isso cria uma impressão estranha – parece que o modelo da foto é “maneta” ou “perneta”. Então, na hora de enquadrar, faça o recorte entre as articulações: no meio da perna, da coxa ou do braço, por exemplo! Não existe uma medida padrão para fazer o recorte. Apenas evite que as bordas da imagem coincidam com as articulações. Se fotografar alguém mais de perto, também evite fazer o recorte na altura do umbigo. É melhor abrir ou fechar um pouco o enquadramento, para que o umbigo seja incluído ou excluído de vez da foto. 

Cuidado para não perder a cabeça!

Nem é preciso dizer que excluir do enquadramento a cabeça da pessoa fotografada é um erro imperdoável. Qualquer fotógrafo sabe disso! Mas isso não significa que partes da cabeça não possam cortadas – às vezes, isso até dá um efeito interessante à foto! Assim, é permitido fazer o recorte da cabeça no meio do nariz, no meio da testa ou no meio do queixo. Contanto que os olhos e a boca não sejam excluídos, está valendo!

A magia dos números ímpares

Um toque interessante dos especialistas é que os números ímpares parecem surtir um efeito muito positivo em fotos. Segundo eles, números ímpares conferem uma sensação de maior dinamismo à imagem.Na prática, a dica é priorizar essa regra na hora de filmar ou fazer o seu “clique”. Ao invés de registrar dois objetos (por exemplo, duas sobremesas), faça sua foto com três objetos. A mesma regra vale quando fotografamos ou filmamos pessoas. Ao tirar uma foto de 10 pessoas reunidas em um mesmo ambiente, ao invés de dispô-las em duas fileiras de cinco pessoas, distribua-as em duas fileiras de números pares. Por exemplo: uma fileira com sete pessoas e outra com três pessoas.  Dispor as pessoas em formação de “triângulo” também é recomendado – esse é outro artifício que torna a imagem mais impactante.

Use portas e janelas como enquadramentos

Portas e janelas, assim como uma varanda e até um espelho, também fazem maravilhas pelo enquadramento, pois acabam evidenciando ainda mais o objeto central da foto ou vídeo. Então, use esses objetos para criar um “enquadramento dentro do enquadramento”. Se você tirar uma foto de si mesmo com uma porta ou janela ao fundo emoldurando sua figura, isso realçará ainda mais sua presença na cena e acrescentará mais informações à imagem, tornando-a mais interessante.